1808 - Laurentino Gomes

sábado, 19 de fevereiro de 2011 05:37 Postado por Bell Moraes
Semana passada fui na casa do meu atual rolo (Michel) e comecei a conversar com a mãe dele. Descobrimos que temos várias coisas em comum e as principais são o gosto pela leitura e o vício por monumentos históricos.
Nesse vai e vem de palavras, começamos a falar sobre história do Brasil e a esquecer do Michel e ela comentou que havia comprado o livro 1808. Depois de ouví-la fazer vários comentários positivos sobre o livro, já estava morta de vontade de ler, mas com vergonha de pedir emprestado e sem grana pra comprar.
Para minha sorte ela é uma pessoa muito gentil e se ofereceu para me emprestar.
Foi uma leitura interessante e que me fez ler mais sobre a história de Napoleão, ter um ponto de vista diferente sobre a vinda da Família Real para o Brasil e pesquisar mais sobre a história dos estados do Nordeste.
Achei algumas especulações desnecessárias (como o fato de um súdito masturbar o Rei D. João VI) e não vi muitas coisas diferentes do que aprendi na escola.
Em alguns momentos tive a sensação de que o livro não passava de uma compilação de outras obras que se aprofundavam mais no assunto e creio que não possa trazer contribuição alguma para pesquisas históricas (a não ser escolares, mas faltará conteúdo).
Apesar disso, possui ótimas ilustrações, bom acabamento e dinâmica.
A parte boa é que a linguagem é fácil, não é uma leitura massante e tem poucas páginas. Então, para as pessoas que nunca se interessaram por história na escola e querem começar agora, recomendo de verdade.
O autor apresenta curiosidades que tornam a leitura do livro interessante, um momento de prazer. A pessoa acaba associando diversão a oportunidade de obter conhecimento sobre os fatos históricos que aconteceram na época.
A diversidade de questões abordas aumenta o interesse do leitor. É possível ter a visão de questões políticas, financeiras e, principalmente, sociais daquela época. Além disso, o autor ressalta os aspectos geográficos e ambientais, sempre de forma muito inteligente e descontraída.
Vale a pena ler.

Abraços!!



  

1 Response to "1808 - Laurentino Gomes"

  1. Unknown Says:

    Já vi esse livro, inclusive um book trailer sobre ele. Mas, a minha lista de livros anda grande, tá difícil acompanhar os lançamentos... =/

Postar um comentário

Deixe sua marquinha...